E&O – Você sabia que o engenheiro pode ser preso por falha profissional?

Quando um engenheiro é responsabilizado por um acidente que tenha vítimas ele pode ser condenado cível e criminalmente. Isso mesmo, criminalmente porque se houve imperícia, o ato dele pode ter provocado um homicídio culposo.

Mas será que a culpa pelo evento foi realmente do profissional? Ele precisará se defender, contratar um excelente advogado e um assistente para a defesa (perito especializado no evento ocorrido), afinal o juiz não é engenheiro, portanto ele precisará contar com uma boa defesa para explicar que fez tudo que era exigido de um profissional diligente.

No exemplo citado no vídeo abaixo, o engenheiro foi condenado por um acidente que ocorreu anos após a entrega da reforma na piscina. Dessa condenação ainda cabe recurso. E ele tem o direito a se defender.

É justamente para isso que serve a apólice E&O (Responsabilidade Civil Profissional). Pois com o seguro E&O ele poderá contratar os profissionais especializados para realizar sua defesa.

E se for condenado a homicídio culposo ele não terão de devolver os custos de defesa, pois não se trata de crime doloso.

Mas atenção; não são todas as seguradoras que oferecem cobertura criminal, você precisa ficar atento às condições gerais na hora de escolher a melhor proposta para o seu cliente.

Deixe uma resposta