RC Obras, Operações, Profissional, D&O – Qual seguro de RC eu contrato?

Uma dúvida que eu recebo com bastante frequência é: “Thabata o meu cliente pediu um seguro de RC, qual RC eu contrato para ele? ”. Antes de responder essa pergunta você precisa fazer uma outra pergunta, qual risco esse cliente quer cobrir? Porque quando você vai vender um seguro RC, ou você vai oferecer explicando os riscos e falando que existe um seguro para essa proteção ou o cliente já vem com uma demanda então você precisa saber fazer perguntas para poder entender qual é a necessidade dele e vender o seguro corretamente.

Normalmente você pensa muito no seguro de RC geral, principalmente os corretores que não tem muito conhecimento nas modalidades de RC, mas na maioria dos casos não é isso que ele está querendo.

Mas por que não um RC Geral?

O RC geral está relacionado aos acidentes ocorridos dentro do estabelecimento do segurado como por exemplo se um cliente for a funerária escorregar cair se machucar, se a funerária tiver um incêndio atingir os imóveis vizinhos, alguém se machucar e etc. É para isso que serve o RC geral na modalidade de RC operações.

No caso dos danos causados pela falha na prestação de serviços é o RC profissional.

Outro dia um aluno me perguntou, também, qual RC o cliente dele precisava, o receio do cliente era que ele é sócio administrador e como administrador ele tem risco. Eu falei bom então o que ele quer é um seguro D&O.

Não tem como adivinhar, ele precisa falar de quais riscos ele quer se proteger. E pode acontecer ainda de o cliente querer cobrir riscos que o seguro não cobre.

Então, temos algumas modalidades de RC: tem o D&O que é para cobrir administradores gestores, tem a o RC geral que pode ser operações, pode ser prestação de serviço em locais de terceiros, pode ser guarda de veículos, pode ser obras, RC Profissional, RC profissional engenheiro, pode ser o RC profissional advogados, RC profissional corretores de seguros, no caso do médico quando a gente fala de uma clínica também pode ser o RC operações da clínica, pode ser o RC profissional dessa clínica.

Então existe várias possibilidades e quando o cliente vem com essa demanda você precisa identificar qual o risco ele quer cobrir, com qual seguro ele dá match.

Você vai sempre precisar voltar com a pergunta, “mas qual o seu receio? ”, ‘você quer se proteger de qual risco? ”, “vou ver qual que eu seguro indicado para sua necessidade”.

RC não é um bicho de sete cabeças, é saber fazer as perguntas certas e saber quais seguradoras oferecem as melhores opções então você não terá problema e seu cliente estará protegido na hora do sinistro.