O que muda no seguro RCP com a proibição de anestesia pelo dentista

Vim comentar com vocês essa notícia que saiu. Não é sobre os dentistas poderem ou não fazer procedimentos de anestesia no consultório, é uma briga entre a classe médica e a classe odontológica.

O que aconteceu? A sociedade brasileira de anestesistas entrou com uma ação questionando a segurança de alguns procedimentos anestésicos realizados no consultório do dentista, especialmente pelos cirurgiões dentistas, nessa situação não é aquela anestesia para fazer uma obturação, é a anestesia que o paciente fica desacordado por mais tempo.

A sociedade brasileira de anestesistas fala que não teria muita segurança nesse procedimento sendo realizado no consultório pelo próprio cirurgião dentista que está ali responsável para fazer a cirurgia buco maxilo por exemplo.

Então, a sociedade entrou com uma ação e a decisão de uma juíza da justiça federal determinou que pode continuar sendo realizado o procedimento de anestesia em consultório, mas que terão que ter uma sala de recuperação e um profissional dedicado. Ainda não é uma orientação do conselho federal de odontologia, não tem uma regra de procedimentos nova, ela é elaborada e determinada pelo conselho federal de odontologia em relação a procedimentos anestésicos.

Sobre o seguro, o que muda? Dessa decisão judicial cabe recurso, então eu acredito que o conselho federal de odontologia vai recorrer dessa decisão judicial e vai continuar questionando até porque é meio delicado o conselho federal de medicina querer sujeitar os médicos as regras deles, acho muito difícil que o conselho federal de odontologia acate isso.

O seguro segue normal, as regras dos procedimentos odontológicos seguem valendo, o dentista segue podendo aplicar anestesia. Enquanto está valendo essa decisão teria de ter essa sala, mas tem dias para o conselho federal de odontologia ser intimado, para ele recorrer e etc. Então vamos aguardar os desdobramentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *